Dúvida sobre como gerar um arquivo em PDF a partir de um desenho 2D

Foro para discussão, perguntas e respostas em português
Forum rules
regras do fórum e informações úteis

IMPORTANTE - Leia isto antes de pedir ajuda
Post Reply
Borges
Posts: 2
Joined: Sun Jul 17, 2022 1:37 am

Dúvida sobre como gerar um arquivo em PDF a partir de um desenho 2D

Post by Borges »

Olá pessoal!

Sou novato no uso do FreeCAD, mas já estou conseguindo desenvolver alguns desenhos no software, porém não estou me dando muito bem quando o assunto é gerar o PDF da planta.

Fiz um desenho 2D, configurei espessuras das linhas, se é linha contínua ou traço ponto, inseri alguns textos, retângulos, círculos, cotas, etc. Tudo isso na bancada de trabalho BIM. Ao mudar para a bancada Techdraw, a situação fica satisfatória em termos, mesmo sendo um desenho 2D eu uso o plano de corte para gerar a vista e colocar na folha, porém a vista fica simplificada, só com um tipo de espessura e todas as linhas contínuas.

Será que existe alguma alternativa capaz de colocar exatamente o que eu vejo na bancada BIM sobre a folha da bancada Techdraw?

Seguem anexos algumas imagens e o arquivo FCSTD e PDF.

Desde já fico agradecido pela atenção! :D

Code: Select all

OS: Windows 10 Version 2009
Word size of FreeCAD: 64-bit
Version: 0.20.29177 (Git)
Build type: Release
Branch: releases/FreeCAD-0-20
Hash: 68e337670e227889217652ddac593c93b5e8dc94
Python 3.8.10, Qt 5.15.2, Coin 4.0.1, Vtk 8.2.0, OCC 7.6.2
Locale: Portuguese/Brazil (pt_BR)
Installed mods: 
  * A2plus
  * ArchTextures
  * BIM
  * dodo
  * fasteners
  * fcgear
  * parts_library
  * parts_library.bak
  * Plot
  * Reinforcement
  * Render
  * sheetmetal
  * Trails
Attachments
Projeto.pdf
(326.42 KiB) Downloaded 117 times
Projeto.FCStd
(749.16 KiB) Downloaded 109 times
Imagem 02.jpg
Imagem 02.jpg (89.63 KiB) Viewed 6628 times
Imagem 01.jpg
Imagem 01.jpg (183.11 KiB) Viewed 6628 times
User avatar
yorik
Founder
Posts: 13640
Joined: Tue Feb 17, 2009 9:16 pm
Location: Brussels
Contact:

Re: Dúvida sobre como gerar um arquivo em PDF a partir de um desenho 2D

Post by yorik »

Ola Borges,

Lindo desenho, especialmente para alguém novato com o FreeCAD.

O que vejo de diferente é basicamente espessuras de linhas e representação dos tracejados/pontilhados, certo?

As espessuras de linha: Quando se cria uma vista TechDraw, por padrão é esta vista que controla as espessuras, mas é multiplicado pelo valor de cada linha no modelo. Por exemplo, se você especificar uma espessura de 0.25 na vista TechDraw, linhas que estão com espessura de 1px no modelo terão 0.25 no techdraw, linhas de 2px terão 0.50 no techdraw, e assim por diante.

Representação de tracejados: No menu Edit -> Preferences -> Draft -> Visual settings tem valores para representar tracejados e pontilhados em SVG. Dependendo da escala em que você trabalha, pode ser necessário alterar esses valores. Por exemplo, em vez de 0.2 0.5 (se lembro de cabeça são os valores padrão), tente 2 5 ou 20 50 ou 0.02 0.05 Geralmente uma vez que você acha valores que funcionam para você estará bom para seus outros projetos também
Borges
Posts: 2
Joined: Sun Jul 17, 2022 1:37 am

Re: Dúvida sobre como gerar um arquivo em PDF a partir de um desenho 2D

Post by Borges »

yorik wrote: Tue Jul 19, 2022 8:52 am Lindo desenho, especialmente para alguém novato com o FreeCAD.
Muito obrigado! Estou amando esse software! Já quero usar ele para todas as minhas demandas de engenharia :D
yorik wrote: Tue Jul 19, 2022 8:52 am O que vejo de diferente é basicamente espessuras de linhas e representação dos tracejados/pontilhados, certo?
Sim, porém todo o estilo desenhado não vai para a folha quando eu uso o botão "Inserir objeto da bancada arch" (com plano de corte selecionado), é como se o comando ignorasse completamente o desenho, determinasse todas as linhas como sendo contínuas, e estabelecesse uma espessura única de 0,25 ou outra que eu determinasse no parâmetro Line Width da Section001.

Não sei nem se estou usando o comando mais adequado para transpor o desenho para a folha, já que existe pelo menos 5 comandos diferentes para isso, cada um com suas particularidades.

Com o comando "Inserir objeto da bancada draft" eu até consegui trazer a linha traço ponto para o PDF, porém ele meio que "centraliza" todos os elementos que compõe o desenho, veja na imagem em anexo.
yorik wrote: Tue Jul 19, 2022 8:52 am As espessuras de linha: Quando se cria uma vista TechDraw, por padrão é esta vista que controla as espessuras, mas é multiplicado pelo valor de cada linha no modelo. Por exemplo, se você especificar uma espessura de 0.25 na vista TechDraw, linhas que estão com espessura de 1px no modelo terão 0.25 no techdraw, linhas de 2px terão 0.50 no techdraw, e assim por diante.
Ok. Agora me surgiu uma dúvida, quando você diz que a espessura na vista TechDraw é de 0,25, seria 0,25 mm ou 0,25 indicando 25% da espessura desenhada? Ex: linha de 2px irão apresentar 0,50px.

Se for desta última maneira, como eu posso determinar a espessura em milímetros? Ex: Determinada linha grossa de um desenho tem que apresentar largura de 0,5 mm.
Attachments
Imagem.jpg
Imagem.jpg (39.65 KiB) Viewed 6514 times
User avatar
yorik
Founder
Posts: 13640
Joined: Tue Feb 17, 2009 9:16 pm
Location: Brussels
Contact:

Re: Dúvida sobre como gerar um arquivo em PDF a partir de um desenho 2D

Post by yorik »

Os 0.25mm na vista techdraw são 0.25mm desenhados. Só que de fato uma linha de 2px será de 50mm.

Sugiro a você tentar uma etapa intermediária, que é o que costumo fazer aqui:

- Em vez de fazer uma vista techdraw diretamente a partir do seu plano de corte, faça um Draft Shape2DView
- Desloque o shape2Dview para alguma área fora do modelo
- Tem como separar traços vistos e traços cortados fazendo um segundo shape2Dview: https://wiki.freecadweb.org/Draft_Shape2DView
- Ajuste tudo como quiser, espessuras, linhas tracejadas, dimensões,textos...
- Coloque tudo isso num mesmo grupo
- Faça um techdraw Draft View desse grupo

Isso permite muito mais controle sobre o que vai na folha techdraw. Atenção que até a versão 0.21 (foi corrigido ha umas 2 semanas), a ferramenta techDraw DraftView não deixa criar uma vista a partir de um grupo. Soluções:

- usar a ferramenta TechDraw view da bancada BIM (ela combina ArchView e DraftView, e não tem essa limitação dos grupos)
- criar um TechDraw DraftView a partir de um elemento Draft (por ex. o Shape2DView) e depois trocar a propriedade Source pelo grupo
Post Reply