IMPORTANTE - Leia isto antes de pedir ajuda

Foro para discussão, perguntas e respostas em português
Forum rules
regras do fórum e informações úteis

IMPORTANTE - Leia isto antes de pedir ajuda
Post Reply
User avatar
yorik
Founder
Posts: 13630
Joined: Tue Feb 17, 2009 9:16 pm
Location: Brussels
Contact:

IMPORTANTE - Leia isto antes de pedir ajuda

Post by yorik »

Seja bem-vindo! Obrigado por manifestar interesse pelo FreeCAD.

Estamos aqui para ajudá-lo a aprender a usar o FreeCAD. Quem somos? Uma comunidade de usuários e desenvolvedores do FreeCAD.

Em troca, pedimos que leia e siga as instruções abaixo antes de escrever neste foro, para poupar o tempo de todo mundo.

Providencie a informação necessária!

Providenciar a sua informação do FreeCAD permitirá que as respostas que os membros da comunidade lhe darão já estejam adequadas para você. Pode não parecer muito importante, mas poupará muitas questões do tipo "mas qual é a sua versão do FreeCAD?", e tem indicações preciosas nesta informação, para identificar o seu problema. Só leva alguns segundos, e se não o fizer, será provavelmente a primeira coisa que responderemos...

É muito fácil:

1. Abra o FreeCAD, e entre na bancada Peças (Part na versão inglesa) (A bancada Design de peças / PartDesign serve também)

Image

2. Acesse o menu Ajuda -> Sobre o FreeCAD (Help -> About FreeCAD na versão inglesa. No Mac, o item "Sobre o FreeCAD" está dentro do menu "Aplicações")

Image

3. Na janela "Sobre o FreeCAD", clique no botão Copiar para a área de transferência (Copy to clipboard na versão inglesa):

Image

4. A informação necessária será copiada, basta colá-la na sua mensagem. Essa informação contem dados técnicos sobre o seu sistema operacional e a sua versão do FreeCAD, como esta:

Code: Select all

OS: Ubuntu 14.04.2 LTS
Word size of OS: 64-bit
Word size of FreeCAD: 64-bit
Version: 0.15.4671 (Git)
Branch: releases/FreeCAD-0-15
Hash: 244b3aef360841646cbfe80a1b225c8b39c8380c
Python version: 2.7.6
Qt version: 4.8.6
Coin version: 4.0.0a
OCC version: 6.8.0.oce-0.17
Também, por favor seja claro na descrição do seu problema, e não poupe detalhes. Isso evitará muito vai e vem, e economizará o tempo de todo mundo.

Se puder, acrescente capturas de tela ou um arquivo do FreeCAD (*.FCStd, *.fcstd) que mostram o problema. Veja abaixo como fazer.

A sua versão do FreeCAD é atualizada?

A versão estável atual está indicada na página de downloads. Versões com números inferiores são desatualizadas, e não vão incluir muitas das novas funcionalidades e correções de problemas. Um primeiro passo que você pode fazer sozinho é atualizar para a versão atual. Disponibilizamos instaladores para Windows (32 e 64bits) e Mac.

Se você for usuário de Ubuntu ou derivados, tenha em mente que a versão disponível no repositório oficial do Ubuntu é geralmente muito velha. A comunidade do FreeCAD mantém um PPA com a última versão estável atualizada.

Se usa uma outra distribuição do Linux, talvez precise compilar o FreeCAD você mesmo para ter a última versão. Temos neste foro uma seção especial (em inglês) dedicada a compilação.

Use a documentação online

Não é totalmente completa ainda, nem totalmente traduzida para o Português, mas já contem muita coisa. Veja o índice de conteúdos. E se tiver vontade e um tempinho para ajudar a completar e traduzir essa documentação, veja aqui como ajudar.

Procurando tutoriais?

Esta página contém alguns tutoriais. Mas existe também uma enorme quantidade de tutoriais em vídeo no Youtube. Procure lá por "FreeCAD"...

Interessado em escrever scripts em python?

Dê uma olhada aqui. Também temos uma seção dedicada ao python (em inglês) neste foro.

Acrescentar arquivos e imagens aos seus posts

Quando for criar um novo post (ou editar um), aparecerá uma aba "Attachment" abaixo do campo da mensagem. Isto lhe permitirá acrescentar arquivos de máximo 512KB.

Formatos suportados:

- Formatos de imagem: gif, jpg, jpeg, png
- Arquivos do FreeCAD (*.FCStd, *.fcstd)
- Arquivos do OpenSCAD (*.scad, *.csg)
- Outros tipos de arquivos CAD: BREP (*.brep, *.brp), DXF, IFC (*.ifc), IGES (*.igs, *.iges), STEP (*.stp, *.step)
- Arquivos de malha: COLLADA (*.dae), obj, ply, stl, vrml, wrl
- Arquivos comprimidos: 7z, ace, bz2, gtar, gz, rar, tar, tgz, zip (use o zip se puder)
- Arquivos SVG (não será mostrado como imagem)

Image
Post Reply